domingo, 7 de agosto de 2011

Projeto de trabalho em sala de aula - Homofobia

1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome da Escola:  C.E. Urbano Rocha
1.2 Público-alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio
1.3 Disciplinas envolvidas: História, Sociologia, Biologia  e Português
1.4 Período/duração: 03 aulas de 50 minutos

2.DESCRIÇÃO DO PROJETO

     Sabe-se que a homofobia delibera o ódio, o preconceito, a hostilidade e a repugnância que algumas pessoas sustentam contra os homossexuais. É uma ação que objetiva diferenciar, distinguir, prejudicar um grupo, tendo por base ideias preconceituosas.   Assim sendo, a escola como instituição educacional, precisa informar acerca da importância do respeito à orientação sexual de cada ser humano, seja ele heterossexual ou homossexual.
    Dentro deste contexto, é que nos propomos, através deste projeto, possibilitar  aos educandos  por meio de vídeos, hipertextos e pesquisas pela Internet  conhecer  conceitos e questões relacionadas  a homofobia e assim desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade.

3. OBJETIVOS

3.1  Objetivo Geral
·  Sensibilizar os alunos sobre a  importância do combate  a homofobia.

3.2  Objetivos Específicos
  • Compreender o que é homofobia
  • Desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade.
  • Promover discussões e reflexões sobre a homofobia
  • Pesquisar  na internet  informações sobre  homofobia
  • Conscientizar sobre a gravidade da homofobia
4. EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS CURRICULARES

Homofobia:  preconceito, discriminação

5. DESENVOLVIMENTO/PROCEDIMENTOS
      O projeto será realizado no CE Urbano Rocha, em grupo, que entre outras atividades, os alunos realizarão:
     Pesquisas na Internet
     Exibição de vídeos  (youtube)
     Leitura de hipertextos (Wikipédia)
     Pesquisas de imagens relacionadas ao tema
     Elaboração de slides com textos e imagens.
     Confecção de um painel com resultado das pesquisas.
     Apresentação dos trabalhos para os demais grupos.

6. TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS
     Computador
     Internet
     Data show
     Pendrive
     TV / DVD

     Notebook
     Câmera digital
     Fones de ouvido
     Revistas
     Jornais

7. RESULTADOS OBTIDOS
    Durante a execução das atividades os alunos terão a oportunidade de conhecerem os conceitos e as questões relacionadas  a homofobia e assim desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade, acessando sites para assistir vídeos, ler texto e ver imagem. A atividade será desenvolvida em três aulas. Através desse trabalho os alunos também irão compreender a importância das TIC no processo ensino aprendizagem.

8 CONCLUSÃO

        Este projeto é de suma importância, pois através dele os educandos terão a oportunidade de conhecerem os  conceitos e as  questões relacionadas  a homofobia e assim desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade.
    Percebe-se que a utilização das TIC como recurso pedagógico está contribuindo para dinamizar as aulas, motivar mais os alunos. O educando torna-se mais responsável e sujeito ativo na construção do conhecimento. Assim sendo conclui-se que a Internet é um recurso pedagógico de grande relevância no processo ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS

WIKIPEDIA, homofobia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia.> Acessado em 04 de agosto de 2011.

InfoEscola, homofobia. Disponível em: <http://www.infoescola.com/psicologia/homofobia/>.Acessado em 04 de agosto de 2011.

Vídeo- Altas Horas debate Homofobia 01/05/10 parte 1.Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=imJiwItU92c> Acessado em 07 de agosto de 2011.
Portal do Professor, homofobia. Disponível em: <http://homofobiaportalprofessor.wordpress.com/>Acessado em 05 de agosto de 2011.


Um comentário: