1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome da Escola: C.E. Urbano Rocha
1.2 Público-alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio
1.3 Disciplinas envolvidas: História, Sociologia, Biologia e Português
1.4 Período/duração: 03 aulas de 50 minutos
2.DESCRIÇÃO DO PROJETO
Sabe-se que a homofobia delibera o ódio, o preconceito, a hostilidade e a repugnância que algumas pessoas sustentam contra os homossexuais. É uma ação que objetiva diferenciar, distinguir, prejudicar um grupo, tendo por base ideias preconceituosas. Assim sendo, a escola como instituição educacional, precisa informar acerca da importância do respeito à orientação sexual de cada ser humano, seja ele heterossexual ou homossexual.
Dentro deste contexto, é que nos propomos, através deste projeto, possibilitar aos educandos por meio de vídeos, hipertextos e pesquisas pela Internet conhecer conceitos e questões relacionadas a homofobia e assim desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade.
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
· Sensibilizar os alunos sobre a importância do combate a homofobia.
3.2 Objetivos Específicos
- Compreender o que é homofobia
- Desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade.
- Promover discussões e reflexões sobre a homofobia
- Pesquisar na internet informações sobre homofobia
- Conscientizar sobre a gravidade da homofobia
4. EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS CURRICULARES
Homofobia: preconceito, discriminação
5. DESENVOLVIMENTO/PROCEDIMENTOS
O projeto será realizado no CE Urbano Rocha, em grupo, que entre outras atividades, os alunos realizarão:
– Pesquisas na Internet
– Exibição de vídeos (youtube)
– Leitura de hipertextos (Wikipédia)
– Pesquisas de imagens relacionadas ao tema
– Elaboração de slides com textos e imagens.
– Confecção de um painel com resultado das pesquisas.
– Apresentação dos trabalhos para os demais grupos.
6. TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS
– Computador – Internet – Data show – Pendrive – TV / DVD | – Notebook – Câmera digital – Fones de ouvido – Revistas – Jornais |
7. RESULTADOS OBTIDOS
Durante a execução das atividades os alunos terão a oportunidade de conhecerem os conceitos e as questões relacionadas a homofobia e assim desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade, acessando sites para assistir vídeos, ler texto e ver imagem. A atividade será desenvolvida em três aulas. Através desse trabalho os alunos também irão compreender a importância das TIC no processo ensino aprendizagem.
8 CONCLUSÃO
Este projeto é de suma importância, pois através dele os educandos terão a oportunidade de conhecerem os conceitos e as questões relacionadas a homofobia e assim desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade.
Percebe-se que a utilização das TIC como recurso pedagógico está contribuindo para dinamizar as aulas, motivar mais os alunos. O educando torna-se mais responsável e sujeito ativo na construção do conhecimento. Assim sendo conclui-se que a Internet é um recurso pedagógico de grande relevância no processo ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS
WIKIPEDIA, homofobia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia.> Acessado em 04 de agosto de 2011.
InfoEscola, homofobia. Disponível em: <http://www.infoescola.com/psicologia/homofobia/>.Acessado em 04 de agosto de 2011.
Vídeo- Altas Horas debate Homofobia 01/05/10 parte 1.Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=imJiwItU92c> Acessado em 07 de agosto de 2011.
Portal do Professor, homofobia. Disponível em: <http://homofobiaportalprofessor.wordpress.com/>Acessado em 05 de agosto de 2011.
Professora gostei de seu trabalho.
ResponderExcluir