TÍTULO: Homofobia
AUTOR: Maria Gilda Correia
INSTITUIÇÃO: Centro de Ensino Urbano Rocha
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Médio
COMPONENTES CURRICULARES
Ensino Médio –História, Português, Sociologia e Filosofia
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Compreender o que é homofobia.
· Refletir sobre as diferentes manifestações de violência, contra a homossexualidade.
· Desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios
Habilidade de pesquisa na Internet e criação de blog.Metodologias
AULA 01
No laboratório de informática, dividir a turma em 05 grupos, para realização das atividades.
AULA 01
Através de conversa informal, sondar qual o conhecimento dos alunos em relação ao tema.
No laboratório de informática, dividir a turma em 05 grupos, para realização das atividades.
Cada grupo irá navegar livremente em busca de informações sobre homofobia. Depois direcioná-los para os sites indicados. Em seguida assistir o vídeo (Homofobia, o que é e como combater).
Os sites e os vídeos aqui selecionadas apresentam textos e imagens com informações relacionados a homofobia, que podem contribuir para uma melhor compreensão do assunto.
EMPRETOPS, homofobia. Disponível em < http://www.sempretops.com/informacao/o-que-e-homofobico/. Acesso em 04 de agosto de 2011.
WIKIPEDIA, homofobia. Disponível em <
Acesso em 04 de agosto de 2011.
Acesso em 04 de agosto de 2011.
Homofobia, o que é e como combater. Entrevista ao Programa Perfil MS (17-07-2009) de Leonardo Bastos. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=aBYfUJxG50Q>
Acesso em 05de agosto de 2011.
AULA 02
Promover um debate para socialização dos conhecimentos adquiridos através das pesquisas, procurando ressaltar os aspectos relevantes trazidos pelos alunos de modo que todos possam participar.
Questões para o debate
1. O que é homofobia?
2. Quem é o homo fóbico?
3. Como ele age?
4. Como denunciar?
AULA 03
Para concluir o entendimento sobre homofobia, propor à turma a construção de um blog onde serão postados: imagens, textos e vídeos relacionados ao tema, para que os demais colegas possam interagir e discutir sobre o assunto.
Recursos
– Computador
– Internet
– Data show
– Pendrive
– TV / DVD
– Notebook
– Câmera digital
– Fones de ouvido
– Revistas
– Jornais
Avaliação
A avaliação será no decorrer de todas as atividades, levando em consideração a criatividade, a compreensão do assunto, à contribuição nas discussões, interesse, organização, socialização do conteúdo, desenvolvimento, a integração com o grupo, apresentação das atividades propostas, bem como a construção de saberes sobre o tema.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário