quarta-feira, 22 de junho de 2011

Desafio da escola na sociedade atual

      Atualmente a sociedade vem sofrendo fortes mudanças. O homem  busca  adaptar-se a ela, e  ao   fazer,  provoca  novas   transformações,   exigindo   novas  adequações.                 Diante desse acontecimento é importante que o educador possa refletir sobre essa ocorrência, repensar sua prática pedagógica e construir novas formas de ações que permitam lidar com          essa realidade.
    Como educadora, sei que devo estar em constante busca de conhecimento para  interagir com  meus  alunos em sala de aula. Contudo para que haja essa interação, preciso  saber  empregar e manusear  as novas tecnologias disponíveis na escola.  Sou professora e também aprendiz, porque estou insensatamente buscando inovar para poder acompanhar    essas mudanças.
   Na convivência com meus alunos, ensino e aprendo, principalmente  quando se trata de tecnologia. Procuro conquistar a confiança e a credibilidade dos mesmos, e indago, porque estou em sala de aula não só para transmitir conhecimentos, mas também para aprender com os conhecimentos adquiridos por eles no cotidiano, essa interação só me faz bem.  A escola “nova” não é mais dona absoluta do conhecimento, o professor hoje, não é mais aquele que detém o saber.
     Enfim, a tecnologia é uma realidade nas escolas. O uso das TIC como recurso pedagógico é fundamental, pois possibilitam e incentivam as interações entre as pessoas, favorecem uma transformação na prática pedagógica, permitem e ampliam as possibilidades de exploração de novas experiências.  Assim sendo é essencial que o professor esteja preparado para lidar com essa nova realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário