Atualmente a sociedade vem sofrendo fortes mudanças. O homem busca adaptar-se a ela, e ao fazer, provoca novas transformações, exigindo novas adequações. Diante desse acontecimento é importante que o educador possa refletir sobre essa ocorrência, repensar sua prática pedagógica e construir novas formas de ações que permitam lidar com essa realidade.
Como educadora, sei que devo estar em constante busca de conhecimento para interagir com meus alunos em sala de aula. Contudo para que haja essa interação, preciso saber empregar e manusear as novas tecnologias disponíveis na escola. Sou professora e também aprendiz, porque estou insensatamente buscando inovar para poder acompanhar essas mudanças.
Na convivência com meus alunos, ensino e aprendo, principalmente quando se trata de tecnologia. Procuro conquistar a confiança e a credibilidade dos mesmos, e indago, porque estou em sala de aula não só para transmitir conhecimentos, mas também para aprender com os conhecimentos adquiridos por eles no cotidiano, essa interação só me faz bem. A escola “nova” não é mais dona absoluta do conhecimento, o professor hoje, não é mais aquele que detém o saber.
Enfim, a tecnologia é uma realidade nas escolas. O uso das TIC como recurso pedagógico é fundamental, pois possibilitam e incentivam as interações entre as pessoas, favorecem uma transformação na prática pedagógica, permitem e ampliam as possibilidades de exploração de novas experiências. Assim sendo é essencial que o professor esteja preparado para lidar com essa nova realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário